Taxistas Devem Aferir Taxímetros Para Garantir Renovação do Alvará
Procedimento é obrigatório entre 12 e 23 de maio; ausência implica multa, apreensão e não renovação do alvará.

Entre os dias 12 e 23 de maio de 2025, os taxistas de Cotia deverão realizar a aferição obrigatória dos taxímetros, conforme calendário estabelecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram).
O atendimento será feito mediante agendamento, que deve ser realizado no site psie.inmetro.gov.br/agendamento, com local de verificação na Rua Dr. Altair Martins, s/nº, no bairro Gramado.
Para efetuar o agendamento, o profissional também deverá emitir e quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU), requisito obrigatório para a realização da aferição. Sem o pagamento da taxa e o agendamento confirmados, o procedimento não será realizado.
No dia marcado, será necessário apresentar os seguintes documentos: alvará da Prefeitura de Cotia dentro do prazo de validade, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (categoria aluguel), Certificado de Verificação do Ipem-SP (referente a 2024) e a GRU devidamente paga.
Os taxistas que não realizarem a verificação dentro do período determinado estarão impedidos de renovar o alvará para atuar no município e estarão sujeitos a sanções, como multas, fiscalização intensificada e até apreensão do veículo.
COMENTÁRIOS