Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda aos Fundos Municipais de Cotia
Doações aos fundos da Criança, Adolescente e Idoso garantem recursos para projetos sociais

Os contribuintes do Imposto de Renda (IR) podem destinar parte do imposto devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUCONDI) e dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Cotia. A ação contribui diretamente para projetos de defesa e garantia de direitos voltados a públicos em situação de vulnerabilidade.
A doação pode ser feita no próprio momento da declaração do IR, utilizando o programa da Receita Federal. Basta acessar a seção ‘Doações diretamente na declaração’, escolher o fundo (‘Criança & Adolescente’ ou ‘Idoso’), selecionar o município de Cotia e informar o valor desejado. Em seguida, o sistema gera a DARF para pagamento, que deve ser efetuado até o vencimento.
Contribuintes que utilizam o modelo completo podem doar até 3% do imposto devido, seja para quem tenha imposto a pagar ou para quem tenha restituição a receber, até o dia 30 de maio de 2025. Já empresas (pessoa jurídica) podem doar até 6% do imposto devido se realizarem a doação ao longo do ano, podendo dividir 3% para cada fundo, se desejarem.
Após efetuar a doação, o contribuinte deve enviar o comprovante para os e-mails dos respectivos conselhos — cmdca@cotia.sp.gov.br (FUCONDI) e cmdpi@cotia.sp.gov.br (FMDPI) — para que seja emitido o recibo oficial a ser usado na declaração.
Os Fundos Municipais de Cotia contam com a gestão de representantes da sociedade civil e do poder público, garantindo a transparência na utilização dos recursos e o fortalecimento de políticas públicas em prol das crianças, adolescentes e idosos da cidade.
COMENTÁRIOS